sábado, 29 de outubro de 2011

O AUMENTO DO NUMERO DE VEREADORES

O AUMENTO DO NÚMERO DE VEREADORES

Em vários municípios, incluindo o nosso, o número de vereadores será aumentado. Não se preocupe, a verba destinada à Câmara de vereadores não aumentará. Ela será redistribuída. O salário dos vereadores diminuirá? Inicialmente sim, mas provavelmente não por muito tempo. Embora esta matemática estranha e complicada nos interesse como cidadãos, a discussão é muito mais ampla.

Para quê aumentar o número de vereadores? Em termos práticos e constitucionais para aumentar a representação do povo na Câmara. Em uma democracia representativa o número de representantes eleitos define o grau de participação na república. Já houve quem contestasse isso. Um certo teórico disse que podia provar que nunca existiu democracia. Como? Simples, ele propôs que somássemos os votos dos que foram e dos que não foram eleitos no poder legislativo. O número de eleitores sem representação nenhuma é sempre maior que o número dos que votaram em alguém que foi eleito. Outra matemática complicada para nós cidadãos que pagamos impostos e nem sempre somos representados em uma suposta “casa do povo”.

Mas aumentar o número de vereadores aumentará a qualidade da política em nosso município? Qualquer cidadão que possua dois neurônios, com pelo menos um funcionando, sabe que não. Aumentar o número de edis é apenas aumentar o número de pessoas que terão poder para propor nomes de rua e moções de repúdio ou aplauso. Alguns podem argumentar que nos últimos meses nossa câmara tem tido seções “agitadas”. Sim, mas é tão somente por causa da aproximação do ano eleitoral.

Entre os teóricos da política sempre existiu o debate sobre esse assunto: alguns defendiam o aumento do número de legisladores para aumentar a representação do povo e outros que achavam que um número grande deles daria muita dor de cabeça ao executivo. Eu sou daqueles que acha que aumentar o número de legisladores é aumentar o número de boêmios, ou seja, o de pessoas que vão ganhar muito e trabalhar pouco. Trabalhar oito horas por mês, ganhar mais de seis mil reais mensais e ter duas férias por ano. Por estes dados você já deve imaginar o porquê do número excessivo de candidatos em nossa cidade.

O aumento do número de vereadores só seria desejável caso houvesse uma melhora na qualidade dos políticos. Como isso seria possível? Em primeiro lugar melhorando a qualidade dos eleitores. Sim, em parte o culpado é você, eleitor, que não escolhe com critérios melhores em quem vai votar. Voltando à matemática podemos afirmar que é uma relação inversamente proporcional: um número grande de espertalhões está no poder porque um número excessivo de bobos votou neles. Portanto, não seja bobo na hora de votar. Pesquise, estude, analise os candidatos e partidos. E não venda seu voto em troca de carguinho na prefeitura ou por um litro de cachaça.

A mudança virá. Nossa cidade tem direito, pela legislação em vigor, de ter até 17 vereadores. Mas os atuais representantes acham este número muito incômodo. Como a verba dada à Câmara será a mesma, em tese o salário dos edis diminuirá.Quanto maior for o número deles , menor será o salário. Por isso em Paulo Afonso discute-se o aumento para 13 ou 15. Diminuir o ganho do vereador é bom, mas nunca se esqueça que ele tem um privilégio que você não tem: o de votar o aumento do seu próprio salário. Pense nisso antes de dormir e antes de votar.

Aristóteles Lima Santana, 18/10/11

Nenhum comentário: