quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A VOLTA DO LP (LONG PLAY)



A VOLTA DO LP (LONG PLAY)
Na passagem dos anos 80 para 90 a tecnologia nos trouxe uma grande novidade: a passagem do modelo analógico para o digital. Trocando em miúdos podemos afirmar que o modelo analógico é aquele em que a gravação é registrada em sua forma original. No modelo digital a gravação original é transformada em números que são armazenados no seu dispositivo digital. O que você escuta em um LP é analógico e o que você escuta em um CD (ou vê em um DVD) é digital. A partir de meados da década de 90 vimos a ascenção das vendas do CD  e do DVD provocando a sensação de que o modelo analógico haveria de desaparecer para sempre.
Surpreendentemente no final da última década, notadamente a partir de 2006, aumentou a venda de LP’s no mundo inteiro. Até fábricas que fecharam foram reativadas. O LP na verdade nunca deixou de ser um iten procurado pelo público que gosta de ouvir música, mas ele ficou durante muitos anos restrito aos sebos de produtos usados. Na Europa e EUA as poucas fábricas que restaram no final dos anos 90 produziam apenas para colecionadores.
Quais as razões para este fenômeno? A superioridade da qualidade sonora do vinil é uma das explicações, o som do LP é mais forte, ecos e batidas graves são mais perceptíveis nele do que no CD. A gravação digital, inclusive, corta frequências mais altas e mais baixas. A vantagem do CD está na eliminação do ruído e, supõe-se, que a gravação contida nele não se degrada com o tempo de uso. O problema é que em sua gravação digital o som tem que ser compactado e é ai que ele perde em qualidade sonora. Nos últimos anos o MP3 permitiu uma maior compactação da gravação musical, permitindo que um simples CD possa ter uma média de 10 discos. Quanto mais compactada for a gravação mais ela perde em qualidade sonora, o MP3 piorou o CD...
A ascenção vertiginosa da pirataria digital também pode ser uma explicação. O modelo analógico é mais dificil de ser pirateado. Com um simples programa de computador e mídias virgens de CD você pode copiar qualquer disco. Para piratear LP’s você precisará de uma fábrica de vinil... Para alguns a tentativa da indústria musical de vencer a pirataria estaria por trás da volta do LP. Não é uma resposta totalmente satisfatória, pois não explica o porquê do aumento da demanda. As fábricas que foram reabertas só o foram após o aumento das vendas.
Os números são claros: em 2006, na Europa e EUA, cerca de 858 mil LP’s foram vendidos, em 2007, 1 milhão de vendas alcançadas. Em 2008 cerca de 1,8 milhão de unidades vendidas. Em 2007 cerca de meio milhão de toca discos foram vendidos. No mesmo período a venda de CD’s decaiu em 17,5%. Em 2012 as vendas de LP’s nos EUA e Europa aumentaram 14,2% e o site de vendas Mercado Livre registrou um aumento de 30% de vendas deste produto no Brasil.
O modelo digital estará ameaçado pelo analógico? Não, é muito pouco provável. Os DVD’s, por exemplo, jamais serão substituidos pelas antigas fitas VHS. Quem mais consome música são os jovens, e já existe uma nova geração entre 14 e 20 anos que nunca teve o costume de escutar LP’s e, provavelmente, achará estranho o ruído que é típico do produto. Mas não há dúvidas sobre algo importante: a volta do LP é a volta da valorização da qualidade musical e sonora. A apreciação musical decaiu muito com o CD e mais ainda com o MP3. O acesso à música aumentou com este último, mas quase ninguém escuta um disco completo no MP3. Com a facilidade de saltar faixas típicas do sistema digital ficou dificil para a nova geração entender um disco como uma obra de arte que tem que ser escutada por completo. Com o LP a apreciação da obra musical é completa, desde o momento da observação da capa, que é grande e visualmente mais interessante do que as capas de Cd, até o momento de se ouvir o som.
Talvez a volta do LP seja um fenômeno temporário, mas é um aviso interessante para os que acreditam nos determinismos das mudanças tecnológicas. Também é uma prova de que ainda existe em uma grande parcela das massas o desejo por uma qualidade musical e sonora superior.
Aristóteles Lima Santana, 26/02/2013.

Nenhum comentário: